Compartilhar

Reação
Agosto 2024

Você está reagindo com a internet?

Qual foi sua reação na abertura das Olimpíadas? Os vídeos de react, ou vídeos de reação, se tornaram uma parte significativa da cultura da internet ao longo da última década. Esses vídeos geralmente mostram pessoas assistindo a conteúdos variados – como clipes musicais, casas de famosos, memes, vídeos virais, entre outros – e reagindo a eles de forma espontânea e autêntica. No entanto, as redes sociais têm impulsionado outro fenômeno: a reação coletiva.

Para assistir à abertura das Olimpíadas, por exemplo, você pode seguir o percurso tradicional de acompanhar pela TV, por streamings, sozinho ou em família, ou assistir coletivamente via redes sociais. Essa tendência permite o compartilhamento das reações em tempo real com amigos, familiares e outros torcedores ao redor do mundo, criando uma experiência mais interativa e comunitária.

Foi com vídeos de reações de lancheiras infantis, que depois se desdobraram para tantos outros temas, que o streamer Casimiro Miguel cresceu na internet. Através do seu canal no YouTube, CazéTV, ele adquiriu os direitos de exibição do maior evento esportivo do planeta e hoje alcança números de transmissão maiores que os da Rede Globo. Na abertura, foram aproximadamente 500 mil espectadores simultâneos! Inclusive, um dos diferenciais do canal é poder ver a reação dos próprios narradores durante a transmissão.

Por que isso nos chamou atenção?

As Olimpíadas já despertam a emoção das pessoas, mas a reação coletiva da internet tem levado essa experiência a um novo patamar. A instantaneidade das redes sociais transforma cada medalha, cada recorde e cada momento em um fenômeno global, com reações em tempo real que vão moldando a narrativa do evento.

Só que, claro, nem toda reação é positiva.


Existem outros fenômenos que acompanham essa tendência. Primeiro, há a percepção de que é necessário reagir a tudo, mesmo quando não se tem algo significativo a dizer. Isso pode levar a uma sensação de exclusão para quem não reage, como ao não comentar, repostar ou criar uma nova arte em cima da foto do Medina, por exemplo. Em segundo lugar, há as reações que geram cancelamento. Mesmo em casos onde não há muita certeza ou quando uma pessoa é exposta de maneira exagerada, a internet é rapidamente inundada por milhares de repostagens com a mesma reação, transformando aquela visão em uma aparente verdade.

Bianca Andrade, influenciadora e dona da marca Boca Rosa, pediu desculpas aos fãs e consumidores e adiou o lançamento da marca após milhares de vídeos com reações negativas sobre as embalagens dos produtos invadirem as redes sociais.

Isso cria um ambiente onde a linha entre a opinião pessoal e a verdade coletiva se torna tênue, e onde cada reação pode ter consequências reais e imediatas.

E o design nisso tudo?

Autenticidade, comunidade e diversão são as forças que impulsionam as reações online. Características fundamentais no desenvolvimento de produtos e experiências que promovem a conexão entre as pessoas.

Um relatório da We Are Social e Meltwater destaca como as principais razões dos usuários para adotar as redes sociais estão mudando, com preencher o tempo livre (37%) agora sendo o segundo motivo, atrás de manter contato com amigos e familiares (53%), seguido pela leitura de notícias (27%). Comparado com os outros países do mundo, o Brasil é o que passa maior tempo na internet e nas redes sociais. É reação que não acaba mais.

Mas tem coisa que é difícil não reagir mesmo, como, por exemplo, a conquista do bronze por equipes na ginástica artística feminina. Conta pra gente como foi a sua reação?

Até a próxima! E vai Brasil 🏅

Recebeu este e-mail de alguém?

Inscreva-se aqui e receba a One Bite a cada 15 dias!

A One Bite é a nossa newsletter quinzenal.

Nos inspiramos nas porções de degustação - aquelas que trazem uma nova sensação a cada mordida - e escolhemos uma palavra ou um conceito que tem aparecido de forma relevante nas nossas pesquisas, projetos e conversas para compartilhar junto com nosso ponto de vista. A IA dá uma mãozinha criando artes para cada tema, que nos surpreendem sempre. Você pode conferir conferir todas as edições anteriores aqui.

Não nos conhece? Deixa a gente se apresentar!

A No One é uma consultoria de design que entrega produtos digitais, serviços e experiências que redefinem a forma como marcas se conectam com seus clientes e ecossistemas. Para fazer isso de forma realmente relevante, precisamos estar conectados com grandes movimentos e questões que permeiam nosso presente e nosso futuro. Quer acompanhar isso ainda mais de perto? Nos chama pra um projeto. Clica aqui ou nos chama em +55 51 9349-1808

Já nos segue nas redes? Clique nos botões abaixo!



Email Marketing por ActiveCampaign