Escrever sobre o caos é uma constante por aqui. Com a voz ressoante das redes sociais, a dificuldade de encontrar momentos de quietude nos leva a buscar novas saídas. Adolescentes estão se despedindo das redes sociais cada vez mais cedo, ansiosos por uma nostalgia que nem chegaram a vivenciar – o desejo de voltar aos tempos dos celulares com apenas um botão, também chamados de "telefones burros". Que também refletem uma necessidade de fugir da dependência, permitem que o foco fique em uma tarefa de cada vez, mas de qualquer forma, silenciam o excesso.
Por que isso nos chamou atenção?
O silêncio tem sido considerado uma forma de comunicação autêntica. Talvez você já tenha visto avaliações de produtos sem falas no seu feed, especialmente no TikTok. Influenciadores utilizam expressões faciais e gestos para transmitir suas opiniões, atraindo a atenção e o engajamento dos espectadores. Até Jimmy Fallon entrou no hype:
Obviamente, a era da busca pelo bem-estar também eleva esta tendência e tem criado até novos nichos de lazer, como as viagens silenciosas. Experiências que incluem retiros de meditação, caminhadas solitárias e estadias em locais isolados, oferecendo uma oportunidade para desconectar do caos digital e reconectar-se com a natureza e consigo mesmo. E aqui, não estamos falando somente sobre o bem-estar individual, mas também sobre práticas de turismo mais sustentáveis e conscientes.
Os autores do livro Ouro: o Poder do Silêncio em um Mundo Barulhento, sugerem três passos fundamentais para cultivar espaços de silêncio profundo, que nos ajudariam a renovar a mente e o espírito: primeiro, prestar atenção às diversas formas de interferência auditiva; segundo, perceber e apreciar os pequenos bolsões de paz que existem em meio a todos os sons e estímulos; e, por último, mergulhar profundamente no silêncio, mesmo que por apenas alguns segundos.
"Ao resgatar o silêncio, podemos criar as condições para reduzir o burnout e aumentar a resolução criativa de problemas"
E o design nisso tudo?
A tendência do silêncio também reverbera no design. Empresas como a Apple, com seus AirPods Pro, permite aos usuários bloquear o ruído externo e criar um ambiente de silêncio pessoal. O Instagram, por sua vez, lançou o "Quiet Mode", uma funcionalidade que ajuda os usuários a fazerem uma pausa nas notificações e interações, promovendo um espaço digital mais tranquilo e menos intrusivo.
O que todos esses movimentos em torno de um mundo sem som estão tentando nos dizer? Já passamos pela "desistência silenciosa" e pela "demissão silenciosa", e há quem viva o luxo silencioso. É interessante essa tentativa de viver na ponta dos pés, saindo de fininho, como se quiséssemos desaparecer em meio a tanto barulho. Por mais silenciosos que sejam, estamos verbalizando esses conceitos. Será que poder silenciar virou um luxo? Como bem canta Drexler:
No encuentro nada más valioso que darte
Nada más elegante
Que este instante
De silencio
Inscreva-se aqui e receba a One Bite a cada 15 dias!
A One Bite é a nossa newsletter quinzenal.
Nos inspiramos nas porções de degustação - aquelas que trazem uma nova sensação a cada mordida - e escolhemos uma palavra ou um conceito que tem aparecido de forma relevante nas nossas pesquisas, projetos e conversas para compartilhar junto com nosso ponto de vista. A IA dá uma mãozinha criando artes para cada tema, que nos surpreendem sempre. Você pode conferir conferir todas as edições anteriores aqui.
Não nos conhece? Deixa a gente se apresentar!
A No One é uma consultoria de design que entrega produtos digitais, serviços e experiências que redefinem a forma como marcas se conectam com seus clientes e ecossistemas. Para fazer isso de forma realmente relevante, precisamos estar conectados com grandes movimentos e questões que permeiam nosso presente e nosso futuro. Quer acompanhar isso ainda mais de perto? Nos chama pra um projeto. Clica aqui ou nos chama em +55 51 9349-1808