Compartilhar

Conteúdo
Setembro 2023

Você já postou hoje? Pode ser que você tenha torcido o nariz para a nossa pergunta, mas a produção de conteúdo chegou para todos.

Na nossa última participação no Collision, a expressão "produzir conteúdo" apareceu de forma transversal nos mais diversos temas de palestras. E ela não estava apenas associada a uma pessoa ou a algum influencer, mas a algo naturalizado nas novas formas de comunicação e conexão com a audiência.

Por que isso nos chamou atenção?

Os conteúdos gerados por usuários ganharam até mesmo uma sigla, UGC ou User Generated Content (conteúdo gerado por usuário), que se refere a qualquer material criado pelos consumidores sobre de um produto ou serviço e não pela própria marca. Os formatos são muitos: vídeos, depoimentos, resenhas, comentários, e postagens. A Geração Z (jovens de 18 a 24 anos) prefere consumir conteúdos gerados pelo usuário se comparado ao conteúdo de streaming.

Mesmo com uma nova sigla, usar o conteúdo de consumidores para disseminar produtos e serviços não é inédito, mas o fato de existir um nome específico indica um movimento que merece a nossa atenção. Afinal, não é uma mudança somente para os usuários, mas no jeito com o qual marcas conversam com seu público. Fala, ao mesmo tempo, sobre narrativa, comunidade e autenticidade.

O mercado de beleza tem sido um dos maiores beneficiados por esse movimento e tem se reinventado a partir dos conteúdos produzidos pela comunidade. Os conteúdos amplificaram o mercado como um todo e ajudam as marcas a construírem confiança. Além disso, são extremamente eficientes em comunicar para públicos que não eram considerados prioritários.

"Antes da internet, as tendências de beleza eram ditadas da indústria para o público, em uma lógica de top-down. Agora, a profusão de falas e narrativas construídas por influencers de todos os gêneros e raças exige que o mercado preste atenção a um novo espectro de perspectivas e demandas ditadas pelo público." 

Ian Cândido

A marca de beleza gebeauty aproveitou o sucesso dos reviews de um de seus produtos e já conectou ao o e-commerce.

E o design nisso tudo?

Ouvir as pessoas é premissa básica do design. E o conteúdo, cada vez mais, faz parte contínua de uma jornada. E isso exige um planejamento e entendimento claro de metas e objetivos. Em vídeos de como desenvolver bons conteúdos de UGC, é interessante observar que todos começam com uma pergunta bem recorrente no design: qual é o problema que você está ajudando a sua audiência a resolver?

Pode parecer mais uma habilidade a ser conquistada, mas pensar nosso trabalho como se fôssemos todos produtores de conteúdo é dominarmos cada vez mais o que é valor para a comunidade, o que permite que as pessoas se conectem de uma forma diferente com nossas marcas e negócios.

Até a próxima 🙂

Links dessa edição:

Recebeu este e-mail de alguém?

Inscreva-se aqui e receba a One Bite a cada 15 dias!

A One Bite é a nossa newsletter quinzenal.

Nos inspiramos nas porções de degustação - aquelas que trazem uma nova sensação a cada mordida - e escolhemos uma palavra ou um conceito que tem aparecido de forma relevante nas nossas pesquisas, projetos e conversas para compartilhar junto com nosso ponto de vista. A IA dá uma mãozinha criando artes para cada tema, que nos surpreendem sempre. Você pode conferir conferir todas as edições anteriores aqui.

Não nos conhece? Deixa a gente se apresentar!

A No One é uma consultoria de design que entrega produtos digitais, serviços e experiências que redefinem a forma como marcas se conectam com seus clientes e ecossistemas. Para fazer isso de forma realmente relevante, precisamos estar conectados com grandes movimentos e questões que permeiam nosso presente e nosso futuro. Quer acompanhar isso ainda mais de perto? Nos chama pra um projeto Clica aqui ou nos chama em +55 51 9349-1808

Já nos segue nas redes? Clique nos botões abaixo!



Email Marketing por ActiveCampaign