Hi, Barbie! Como um bom design de roteiro e um olhar cultural acurado deram fôlego a uma fantasia (quase) sexagenária.
Você pode até negar ou tentar fugir da explosão cor de rosa, mas os números não mentem: Barbie já é o filme mais procurado pelos brasileiros e a hashtag #BarbieCore tem mais de 186,4 milhões de visualizações apenas no TikTok, além de dominar a estética do varejo feminino. Estreiando essa semana, o filme propõe algo a ser facilmente abraçado socialmente atualmente: o uso da fantasia - e do rir de si mesmo - para abordar nossas nuances negativas.
Por que isso nos chamou atenção?
Seu sucesso reúne um punhado de tendências muito bem aplicadas. Em um tweet, o filme conta a história de uma boneca expulsa da Barbielândia por não ser perfeita o suficiente, e por isso precisa partir para o mundo real.Para adiretora Greta Gerwig, Barbie é uma conversa antiga, mas que continua evoluindo e que talvez "seja uma conversa que estamos tendo sobre nós mesmos, mas é mais fácil
projetá-la na Barbie". 👀
Além disso, ainda não nos recuperamos totalmente do susto pandêmico, e continuamos a somar tensões políticas, econômicas, crises climáticas, e novos conflitos. A partir desse contexto, uma explosão rosa e de riquíssimos detalhes surge como um oásis ao nossos olhos. Barbie nos presenteia com um "playful escapism" ou seja, uma fuga divertida (e consciente) da realidade.
Ainda podemos juntar o poder da nostalgia a tudo isso. Para muitos, Barbie relembra quem um dia fomos ou sonhamos. Através dela sempre se pôde ser muita coisa e essa diversidade também está no filme. Barbie há muito tempo não é mais somente aquela loira carregada de estereótipos. Para que todo mundo possa viver um pouco da fantasia, muitas ações foram parar na vida real, como uma casa inspirada na mansão da Barbie já
disponível para aluguel pelo Airbnb(de graça).
E o design nisso tudo?
Se olharmos para as mais de 100 colaborações de produtos e serviços geradas entre a Mattel e diferentes marcas, já temos um bom indício sobre o papel do design neste case. O surto estético coletivo é real e o design foi um dos responsáveis por reunir essa comunidade e fazer renascer o senso de pertencimento, seja através do boom cor de rosa ou por conseguir dialogar com afinco com seus usuários mais fervorosos.
Mas novamente, voltaremos para o olhar de designer que Gerwig teve ao narrar esta história. O próprio Ken ou melhor, o ator Ryan Gosling, comparou o trabalho dela à lata de sopa Campbell de Warhol: "É como mostrar a você essa coisa que você já viu um milhão de vezes, mas agora, como arte", disse ele.
A mídia tem reforçado essa percepção de que Gerwig soube conectar a fantasia à realidade moderna. Ao invés de apenas recontar a história que todos esperavam, ela resolveu redesenhá-la. Manteve a essência da personagem, aquilo que desperta as emoções do público (sim, teremos a casa, o carro, os looks impecáveis), mas também as contradições da boneca na voz dela mesma. Uma das máximas que usamos na No One, é a de que tudo que você desenha, te
desenha de volta. Por que não fazer isso com um ícone de quase sessenta anos?
"Eu continuava pensando: os humanos fazem bonecas e depois ficam com raiva das bonecas. Nós as criamos e então elas nos criam e nós as recriamos e elas nos recriam. Estamos em constante conversa com objetos inanimados."
Greta Gerwig (Tradução livre)
Podemos dizer que o filme está sendo lançado no ano certo e na hora exata, afinal conecta desejos sociais latentes, principalmente o de se divertir em meio ao caos.
Inscreva-se aqui e receba a One Bite a cada 15 dias!
A One Bite é a nossa newsletter quinzenal.
Nos inspiramos nas porções de degustação - aquelas que trazem uma nova sensação a cada mordida - e escolhemos uma palavra ou um conceito que tem aparecido de forma relevante nas nossas pesquisas, projetos e conversas para compartilhar junto com nosso ponto de vista. A IA dá uma mãozinha criando artes para cada tema, que nos surpreendem sempre. Você pode conferir conferir todas as edições anteriores aqui.
Não nos conhece? Deixa a gente se apresentar!
A No One é uma consultoria de design que entrega produtos digitais, serviços e experiências que redefinem a forma como marcas se conectam com seus clientes e ecossistemas. Para fazer isso de forma realmente relevante, precisamos estar conectados com grandes movimentos e questões que permeiam nosso presente e nosso futuro. Quer acompanhar isso ainda mais de perto? Nos chama pra um projeto Clica aqui ou nos chama em +55 51 9349-1808